21 de julho de 2015

"O mimimi na publicidade brasileira" por Diogo Travagin

Diogo Travagin é formado em Marketing e Propaganda com especialização em organização de eventos. É redator apaixonado pela publicidade, geek, produtor e apresentador do Piicast no Rádio.

Além disso tudo, escreve para o site "Plugcitários", que a gente sempre posta algo aqui!

Diogo escreve alguns textos de opinião polêmicos, e este é um deles. Por isso, sentimos a vontade de postar aqui para que você também leiam e compartilhe suas ideias também!

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De alguns anos para cá, eu venho acompanhando algumas produções publicitárias brasileiras e a repercussão gerada pelos seus conteúdos, que vez ou outra vira alvo de uma minoria barulhenta que procura distorcer a mensagem publicitária e as descontextualizas a fim de tentar prevalecer seus pensamentos “tradicionalistas”. Nos últimos anos podemos citar algumas campanhas que foram alvos de “perseguição” desses fiscais da moral e bons costumes, tais como:

Bom Negócio com o Compadre Washington:



Avó das Havaianas:





Dia dos Namorados – O Boticário



O produto/serviço deixou de ser o foco principal para algumas pessoas e o conteúdo, principalmente se for contrário às suas ideologias, passou a ser o centro das discussões entre as pessoas. O politicamente correto veio para ser um limitador da criatividade, atendo ao meio publicitário, de campanhas que além de demonstrar o valor do produto/serviço, escancara situações reais, mas que as pessoas insistem em fingir que não existe.

E por que então quando uma campanha gringa faz uso destes temas, ditos polêmicos em terras tupiniquins, nós brasileiros aplaudimos e compartilhamos em nossas redes sociais? Será que por não ser próximo a nós, fica mais fácil aceitar e digerir a mensagem que a propaganda nos passa? E não é só na propaganda. Séries, filmes, músicas, sendo estrangeiros, está tudo ok.

Nossa sociedade já foi mais tolerante aos conteúdos publicitários, não levando em conta as campanhas de mau gosto que circulavam antigamente também. Não é preciso voltar muito no tempo para ver como as pessoas aceitavam mais o que se veiculava através da publicidade. Abaixo você pode conferir 04 comerciais que eu acredito que hoje geraria muito burburinho pela patrulha do politicamente correto









E aí, o que vocês acham? Concordam? Discordam? Conta pra gente!


O texto no site está aqui.




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