5 de novembro de 2013

O poder da reclamação


O consumidor está cada vez mais informado, ganhou novos poderes e, com isso, a capacidade de abalar empresas que o atendem mal. E isso é um fato que as empresas precisam se adaptar, ao não ser que queiram ser trocadas pela concorrente em um piscar de olhos.

Embora a publicidade paga tenha nascido no século XIX e o marketing no início do século XX, só a partir dos anos 1960 as empresas passaram a tentar aplicar alguma ciência ao tratamento individual. Na década de 1990 surgiam pequenos sinais de mudança aonde os consumidores insatisfeitos eram encorajados a comunicar suas reclamações aos representantes da companhia por telefone. Nesse período, os consumidores ganhavam voz, e as empresas começavam a se aproveitar das sugestões para aprimorar seus serviços.


Contudo, o “boom” das reclamações acontece nos dias de hoje. É assim: o cidadão que se sente prejudicado ao receber um serviço ou produto não hesita em se manifestar. E ele faz isso, muitas vezes, com estardalhaço. Ignora os representantes designados pela companhia e os canais de comunicação criados por ela. Até parece que a única opção que o consumidor da atualidade tem é simplesmente reclamar de uma vez para o mundo. E para isso, meios não faltam. Usam sites especializados e redes sociais para soltar a voz.

O impacto desse novo poder do consumidor para destruir reputações está revolucionando o modo como as empresas lidam com seu público. Agora o consumidor dita as regras.

Mas esse poder também dá ao consumidor digital uma nova responsabilidade. Reclamações feitas pela internet têm alcance e permanência imprevisíveis. Acusações contra empresas feitas de forma exagerada ou infundada têm mais chances de resultar em briga na Justiça do que na resolução de um problema. “Se quer fazer reclamação, não xingue nem se comporte de forma passional. Seja sucinto, use a lógica e as informações necessárias. O objetivo não é brigar, e sim resolver um problema”, orienta Maurício Vargas, do Reclame Aqui.


Fonte: Revista Época

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