O site de vídeos mais conhecido do mundo, teve início em uma simples garagem de San Francisco, EUA, em fevereiro de 2005, com os três ex-funcionários da empresa Paypal, site ligado a gerenciamento de transferência de fundos, a idéia de criar o site surgiu por conta de um inconveniente de compartilhar arquivos de vídeo. Iniciava-se então a idéia de colocar seus vídeos digitais na internet. Chad Hurley (estudou design na Indiana University of Pennsylvania), Steve Cine Jawed Karim (estudaram ciência da computação juntos na University of Illinois at Urbana-Champaign) foram os criadores do site.
O nome dessa grande rede social é YouTube, no qual vem do termo inglês "You" = você e "Tube" = tubo, ou no caso, na gíria americana, Televisão, traduzindo ao português, ficaria algo como Divulgue-se. O site permite hospedar quaisquer tipos de vídeos (exceto materiais protegidos), sendo assim, se torna o segundo maior site de busca do mundo. A revista norte-americana Time em novembro de 2006 elegeu YouTube como a melhor invenção do ano, "criando uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista". Exibe cerca de 100 milhões de vídeos por dia, e também é publicado 492.750 horas de vídeos, números que passam até mesmo de canais de televisão aberta, como por exemplo a rede globo, que tem 4.500 horas de conteúdo passado pela televisão no mesmo período de um ano.
O site Google, líder de buscar na internet, em outubro de 2006 pagou cerca de US$ 1,65 bilhão em ações (na época, cerca de R$ 3,55 bilhões) para comprar o segundo maior site de busca do mundo, no negócio, como dito, não envolveu dinheiro, o Google passará aos donos do Youtube uma quantidade de ações que equivale ao valor da aquisição.

Nenhum comentário:
Postar um comentário