30 de agosto de 2012

Spoleto e a melhor forma
de se lidar com uma zoação

O site de humor Kibe Loco lançou, no início do mês, um vídeo criticando a forma de atendimento da rede de restaurantes Spoleto. No filme, um funcionário destemperado (interpretado pelo humorista Fábio Porchat) maltrata uma cliente (vivida pela atriz Clarice Falcão) que demora a escolher os ingredientes que acompanharão o macarrão que ela vai almoçar. O sucesso do vídeo foi tão grande que a Spoleto escolheu responder à crítica no mesmo tom do filme: usando humor. Em parceria com o Kibe Loco, a marca produziu um vídeo em que o funcionário é advertido pelos mau comportamento e deve se controlar. No final, a Spoleto pede desculpas pelo episódio e disponibiliza um e-mail para os clientes reclamarem do atendimento, em caso de eventuais confusões. Abaixo, a primeira e a segunda parte da epopeia Spoleto:




24 de agosto de 2012


Após 25 anos, Microsoft reformula logomarca

Alguns logotipos se tornam verdadeiros clássicos. Temos exemplos bem fixados na cultura mundial: Coca-Cola, Kellog’s, Adidas, Playboy... Então quando, de repente, uma grande marca resolve alterar seu logotipo, as pessoas se chocam e o ocorrido ganha nuances de acontecimento histórico. Foi isso que aconteceu com a Microsoft. A empresa americana divulgou ontem (23) a nova logomarca, que consiste na alteração do símbolo (ainda baseado nas janelas anteriores) e o principal: a reformulação do logotipo da marca. A Microsoft abandonou o logotipo que usava desde 1987 (chamado de “Pac Man”), com o escrito do nome da empresa acrescido de um pequeno corte entre as letras O e S, e assumiu uma tipografia mais clean, limpa e futurista. O antes e depois da marca você confere abaixo.


O que você achou da mudança?


17 de agosto de 2012


Propaganda + música = ?


Pegue um clássico da propaganda brasileira. Junte com outro clássico, dessa vez da música popular. Agora, reúna tudo isso e coloque uma das maiores bandas brasileiras para administrar essa receita. O resultado não poderia ser outro: muito sucesso e algum estranhamento. Essa foi a fórmula que os Titãs usaram em 1999 para gravar o clipe do cover de “Pelados em Santos”, primeiro single de “As Dez Mais”, álbum dedicado totalmente a regravações de outros artistas.




Os diferenciais do videoclipe começam na direção. Em vez de optar por algum diretor consagrado da dramaturgia brasileira, os Titãs escalaram a agência W/Brasil, que inseriu no clipe o conceito das clássicas propagandas da Bom Bril.




O vídeo, que tem quase 4 minutos de duração, é introduzido por Carlos Moreno (o garoto Bom Bril) e mostra a banda em cenários que vendem todo tipo de produto com o nome dos Titãs (Banco Titãs, Viagens Titãs e por aí vai), mas sempre com as referências da propaganda do garoto Bom Bril: fundo preto com a logo da marca fixada no centro e o balcão com os produtos espalhados.




A dose de ousadia do clipe fica a cargo das duas modelos que desfilam com o CD “As Dez Mais” pelo cenário, com os seios a mostra. Detalhe: uma delas é a hoje atriz Bárbara Paz.




Assista ao clipe, e se divirta com “Pelados em Santos”:



14 de agosto de 2012

Lego faz 80 anos e lança filme
contando a história da empresa

Este ano é de festa para a Lego. A companhia dinamarquesa, fabricante das clássicas peças de montar, completa 80 anos em 2012 e lançou uma animação para comemorar a data. O filme tem pouco mais de 17 minutos de duração e conta a trajetória da empresa: como tudo começou, o aperfeiçoamento do brinquedo, a construção do primeiro parque temático da empresa etc.

A história da Lego
Criada em 1932 pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, a Lego (junção das palavras dinamarquesas “let godt”, que em português significam “brincar bem”) introduziu um novo conceito de brinquedo: o de montar novos brinquedos a partir das construções formadas pelas peças.


Trecho do curta da Lego
Na década de 1940, as peças deixaram a ser fabricadas em madeira, que foi substituída pelo plástico injetado. Em 1958, a Lego ganhou fama mundial ao serem criadas novas formas de peças, como tubos e conexões. A partir daí, o negócio só ascendeu, tendo o ápice em 1968, quando foi inaugurado o parque temático da marca, na cidade de Billund, sul da Dinamarca. O parque utilizou 55 milhões de peças na construção.

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais da história da Lego:


10 de agosto de 2012


Artistas criticam a publicidade
fazendo uso dela própria


Cansados de tanta poluição visual e consumo desenfreado, 25 artistas de oito países diferentes se juntaram e criaram uma forma de protesto pacífica, porém não menos agressiva. Com base em ilustrações criadas por eles próprios, os artistas colaram em cima de outdoors pelas cidades do Reino Unido cartazes de autoria própria, que criticavam o capitalismo, a ditadura da beleza, valores culturais, formas de governo, meio-ambiente. O empenho em protestar foi tão grande que, para colar os cartazes, os manifestantes se vestiram com coletes de uniformes de funcionários de agências, despistando assim as autoridades que driblavam qualquer burburinho, para que nada ofuscasse o brilho das Olimpíadas de Londres.




Quer ver mais? Acesse http://brandalism.org.uk/gallery-page/

7 de agosto de 2012


Era assim... E ficou assim

Após 43 anos de tradição e história, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) iniciou nesta semana a veiculação da mais nova campanha da marca, que visa reposicionar o órgão dentro do mercado. A mudança pegou de surpresa os profissionais de mídia, que estavam acostumados com o tradicionalismo da marca.

Este não existe mais


Com o slogan “Viva Senac. O conhecimento transforma”, as peças da campanha mostram o perfil de vários tipos de pessoas, todas elas com o grafismo da nova logomarca sobre a cabeça, fazendo referência à proposta do Senac: mostrar ao público que a instituição forma pessoas para o mercado de trabalho aliando prática ao desenvolvimento do pensar.

Já este chegou para ficar


Para a ação, foram feitas pesquisas com estudantes de ensino médio e superior; e um investimento de cerca de R$ 4 milhões. A campanha ficou a cargo da agência Carillo Pastore Euro RSCG e será inserida na TV aberta e por assinatura, spot e cinema, além de mídia exterior e anúncios em jornais e revistas.

A mudança da marca dividiu opiniões aqui na agência. E você, o que achou da nova marca do Senac?

6 de agosto de 2012

Todos para a guerra!


Já ouviu falar de marketing de guerrilha?


Ao contrário do que o termo sugere, dentro dessa forma de publicidade não é necessário pegar em armas para se fazer propaganda. O marketing de guerrilha consiste em ações publicitárias que interagem diretamente com o público alvo.


Com certeza você já deve ter visto alguma dessas ações circulando pela internet. Usado de forma mais recorrente no exterior, o marketing de guerrilha é um recurso que dificilmente dá errado, pois as pessoas costumam adorar esse tipo de publicidade, que exige intensas doses de inovação da equipe criativa.


Ações de marketing de guerrilha do McDonald's, Nestlé e Mini (de cima para baixo).