Num artigo escrito pelo André Bartholomeu, noNós da Comunicação, ele destaca alguns pontos interessantes do cenário de pequenas e médias empresas na era da web 2.0, onde os usuários exercem, na internet, seu poder de sugerir, compartilhar e levantar discussões sobre os mais diversos temas.
De acordo com o artigo, uma pesquisa do Sebrae indica que 98% das 5,1 milhões de empresas se encaixam na categoria de pequenas e médias. Estas empresas movimentam 20% do PIB nacional.
O que o André destaca é que maior parte delas não aprendeu a utilizar a internet além das suas funções básicas (enviar e-mail, consultar preços e serviços bancários etc.). Ao mesmo tempo, estas empresas não conseguiram acompanhar o fenômeno da web 2.0. E isso vale para boa parte do mercado de e-commerce.
Algumas lojas virtuais ficaram restritas à venda de produtos e não se preocuparam em acompanhar o desenvolvimento das relações sociais na web. Essa restrição influi diretamente sobre a percepção do consumidor em relação à loja virtual. Tanto no que se refere ao relacionamento entre loja e cliente quanto sobre a percepção do cliente em relação ao comportamento da loja virtual dentro da rede, e se a mesma acompanha o ritmo de evolução das tecnologias, assim como do comportamento do consumidor.
André enumera dez dicas muito interessantes para você começar a trabalhar seu negócio na web 2.0. Seguem elas:
1. Expanda sua consciência: estude iniciativas/projetos de sucesso.
2. Converse com jovens nascidos na era digital: trocar ideias com quem vive diariamente a web 2.0 traz ótimas lições.
3. Comece a usar as ferramentas da web 2.0: escreva um blog, poste vídeos no YouTube e fotos no Flickr, aprenda a usar o Twitter.
4. Fique de olho no comportamento de seu setor de negócios no mundo digital.
5. Reúna sua equipe e faça uma lista de possíveis formas de usar a web 2.0 em seu negócio. Premie as melhores ideias.
6. Reexamine seus objetivos.
7. Crie estratégia própria para web 2.0, pense em seu marketing.
8. Busque sua palavra-chave: seja autêntico, seja o melhor “você” possível.
9. Perca o medo de errar: aja! Mexa-se agora. Teste. Fracasse. Aprenda. Adapte-se. Repita.
10. Não se esqueça da paixão: ela é o melhor termômetro quando se está no caminho do sucesso.
fonte e-commercetotal